Na próxima quarta-feira, dia 14 de dezembro, o professor Ricardo Iannace lança na Livraria da Vila Fradique, das 18h30 às 21h30, a obra Murilo Rubião e as arquiteturas do fantástico, pela EDUSP. Segundo o texto de divulgação, no site da editora, “Iannace atém-se aos edifícios na obra de Murilo Rubião, lendo-os à luz do universo da arquitetura e da construção civil. Os contos, analisados pela perspectiva dos estudos comparados de literatura, apresentam diálogo com o cinema, a fotografia, a pintura e a história em quadrinhos. Tanto a presença do insólito quanto o estigma da reescrita, na prosa do autor de O Ex-mágico, são abordados por meio da intertextualidade com o mito de Babel, evocando temas da ordem do contemporâneo ligados ao jogo e à disputa do poder territorial.”
Além disso, ainda o site da editora, está dito que: “O humor negro, em Rubião, é discutido como performance que acena ao fenômeno da indústria cultural; os postulados de Irène Bessière acerca do gênero fantástico conversam com os de filósofos que teorizam sobre discursos, escrituras e ocorrências migratórias – Michel Foucault, Jacques Derrida, Gilles Deleuze e Félix Guatari estão entre esses pensadores.”
Essa obra chega num momento muito oportuno, pois neste ano comemoramos o centenário de nascimento de Murilo Rubião, escritor nascido em Carmo de Minas, interior de Minas Gerais, no 1º de junho de 1916. Rubião é considerado um dos maiores mestres da literatura fantástica no Brasil. Ele também atuou como jornalista e chegou a ser de adido cultural do Brasil na Espanha. Murilo Rubião morreu em Belo Horizonte no dia 16 de setembro de 1991.
Lançamento
MURILO RUBIÃO E AS ARQUITETURAS DO FANTÁSTICO
De Ricardo Iannace
Quarta-feira, dia 14 de dezembro, das 18h30 às 21h30
Livraria da Vila Fradique
Rua Fradique Coutinho, 915 – Pinheiros – São Paulo
Tel: 3814-5811.