Preparando aulas, obra de Carmensita de Souza Bueno Ibaixe, Marly Solanowski e João Ibaixe Jr., pode ser uma forma de entender a obra que une teoria e prática educativas. Preparar aulas para quem leciona e preparar aulas para quem se inicia no magistério, ou seja, quem, com uma certa ansiedade e falta de experiência, precisa ter uma orientação segura para começar.

Os seis capítulos são uma síntese bem elaborada de muitas teorias educacionais que permitem aos autores oferecerem um manual prático para professores e passos para a formação de um educador. Partindo das noções de inteligência aplicadas à capacidade do educador, noções de aprendizagem, noções de comunicação, a Teoria da Organização Humana, há uma série de roteiros para planejar um curso, redação de estratégias do plano de aula, bem como aspectos dos recursos visuais e audiovisuais atualizados até à época da publicação.

A obra é uma referência nos estudos que reúnem teoria e prática na Educação e na Prática de Ensino: os autores são professores experientes em cursos de graduação e pós-graduação, especialmente em formação de professores em universidades paulistanas e paulistas.

O desenvolvimento da obra apresenta uma síntese sobre as inteligências múltiplas (Howard Gardner), aborda a inteligência social, trata do cérebro triádico e inteligências (Roger W. Sperry, Edgar Morin), o cérebro triúnico (Paul McLean e Waldemar de Gregori), apresenta as relações entre cérebro e educação profissional (Maria Célia Araújo).

Merece citar os títulos dos capítulos, pois eles mostram o desenvolvimento da obra: Noções de inteligência aplicadas à capacitação do educador; Educador e aprendizagem: critérios para promover a capacitação do professor; A transmissão da comunicação; Integração da visão social à capacitação do educador; Prática do professor para a capacitação em sala de aula; Estratégias para utilização em sala de aula; e um anexo com questionário sobre “Qual o lado do cérebro que predomina em você?”.

Dentre os capítulos, vale citar o quarto – Integração da visão social à capacitação do educador, com base nos quatorze sistemas socais, da Teoria da Organização Humana, de Antonio Rubbo Müller (1911-1987), da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Os autores exemplificam as aplicações da teoria com exemplos muito válidos.

Também merece um comentário sobre o capítulo seis – Estratégias para utilização em sala de aula –, no qual a ênfase nas estratégias merece ser lido atentamente pelo professor formado e em formação.

Ana Cândida Costa, da Musa Editora, adotou, como slogan da editora, que os livros são como seres vivos, e que eles não são como os remédios, pois não têm prazo de validade. Posso considerar Preparando Aulas dessa maneira, pois, mesmo sendo publicado em 2008, mantém um enfoque bastante diferenciado e atual das questões ligadas às metodologias de ensino e aprendizagem.

De forma didática e com a síntese necessária para um manual prático para professores e como passos para a formação do educador, subtítulos do livro, vale destacar a ênfase no plano de aula, comparado com o plano de ensino e com o plano do curso.

IBAIXE, Carmensita de Souza Bueno; SOLANOWSKI, Marly; IBAIXE JR., João. Preparando aulas: Manual Prático para Professores: Passos para Formação do Educador. São Paulo: Madras, 2008. 138p. ISBN 978-85-370-0321-3.

 

Os dados biográficos dos autores, que fazem parte das orelhas (segunda e terceira capas) credenciam a obra:

Carmensita de Souza Bueno Ibaixe é professora normalista pelo Instituto de Educação Caetano de Campos. Foi professora de Educação e Formação Profissional; bibliotecária pela Faculdade de Biblioteconomia e Documentação da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP-SP).

Marly Solanowsky é professora de Metodologia Científica e de Didática e Prática em cursos de pós-graduação de várias universidades e ex-diretora da Escola Pós-Graduada de Ciências Sociais da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Mestre em Ciências Sociais pela FESP-SP, é autora de A Hora dos Ruminantes: O Fantástico Como Metáfora Crítica do Poder.

João Ibaixe Jr. é escritor, advogado e colunista do Jornal Correio Paulistano e da E-Revista Última Instância. Mestre em Filosofia do Direito pela PUC-SP, foi professor de Filosofia e Metodologia Científica no curso de Direito em diversas universidades. Atualmente é coordenador adjunto em Sistemas (GEDAIS) da Pós-Graduação da PUC-SP.