Dirigido por Andrés Wood, o mesmo diretor de Machuca, estreia nos cinemas de São Paulo o filme Violeta foi para o Céu. A obra retrata a vida da compositora e folclorista chilena Violeta Parra, autora de clássicos como “Gracias a la vida” e “Volver a dos 17”, canções imortalizadas pela voz de Mercedes Sosa. No Brasil, nos anos setenta, a primeira música foi também gravada por Elis Regina e a segunda por Milton Nascimento.Violeta foi para o Céu, que venceu o último Festival de Sundance, teve o seu roteiro baseado no romance homônimo de Ángel Parra, um dos filhos de Violeta. A trilha sonora – é claro -, está composta por canções da própria Violeta Parra. A produção do filme foi uma parceria da chilena Wood Producciones, da argentina Maiz Producciones e brasileira Bossa Nova Films. A distribuição é da Imovision.
Nas palavras do jornalista e crítico musical Franklin Valverde: “Violeta, além de grande compositora, também foi a maior folclorista chilena, tendo feito um rico trabalho de recopilação do folclore do Chile durante as décadas de 30 a 50. Ela dedicou-se também à artes plásticas, chegando a expor individualmente no Louvre, em 1964, uma série de óleos e esculturas de arame. Sua herança musical foi seguida pelos filhos Angel e Isabel Parra, que divulgaram a obra da mãe na Europa nos anos 70, quando estiveram exilados depois do golpe de Pinochet. A riqueza de sua biografia merece esse filme de Wood, que antes de mais nada, é uma bela homenagem.”
Confira nos seguintes cinemas paulistanos: Cine Sabesp, Espaço Unibanco, Espaço Unibanco Pompeia, Frei Caneca-Espaço Itaú, Lumière e Reserva Cultural.
VIOLETA FOI PARA O CÉU (Violeta se fue a los cielos, Chile,Brasil e Argentina, 2011, 110 minutos, 35mm, Color, Dolby SR).
Direção: Andrés Wood.
Elenco: Francisca Gavilán, Cristián Quevedo, Thomas Durand, Luis Machín, Gabriela Aguilera, Roberto Farias, Patricio Ossa, Jorge López, Francisca Duran.
Produção Executiva: Patricio Pereira, Pablo Rovito, Fernando Sokolowicz, Denise Gomes e Paula Cosenza.
Roteiro: Eliseo Altunaga, Rodrigo Bazaes, Guillermo Calderón e Andrés Wood.
Música: Violeta Parra.
Indicação etária: 12 anos.
PARA VER E OUVIR
“Gracias a la vida” com Mercedes Sosa:
http://www.youtube.com/watch?v=DPLUSH9xwzA
“Gracias a la vida” com Elis Regina:
http://www.youtube.com/watch?v=dSaWZwS_DgE
“Volver a dos 17” com Mercedes Sosa e Milton Nascimento:
http://www.youtube.com/watch?v=ADB1nhUJV_8