ensino_de_filosofia_-_divulgacao.jpgLivro organizado por Humberto Pereira da Silva apresenta reflexões sobre como ensino de filosofia é um questionamento constante sobre o próprio significado do que é ensinar 

Com abordagens com foco na razão e em experiências práticas, Ensino de filosofia – convite à reflexão exibe como o vinculo entre filosofia e ensino se deu desce a antiguidade clássica até nossos dias. Com uma linguagem objetiva e direta, os autores examinam a importância da leitura do texto filosófico para os gregos, o que mudou no ensino de filosofia com as transformações advindas da revolução industrial e as classes sociais que dela resultaram, se há resposta sobre a utilidade da filosofia num mundo em que se exige praticidade e que sentido tem seu ensino no confronto entre a modernidade e a pós-modernidade. São artigos cujo objetivo principal é, fazendo jus à filosofia, estimular discussões e debates.

O texto de Adailton Pereira de Melo discute o papel da leitura do texto filosófico, assim como os caminhos que podem ser tomados para sua leitura. O grupo de estudos de filosofia e ensino médio do Instituto Federal do Paraná expõe o resultado prático do pensamento formulado por estudantes do quarto ano do ensino médio, tendo por referência a teoria crítica. Odair Vieira da Silva reflete sobre a constituição da razão em sua dialética a partir de Max Horkheimer.

 

Humberto Pereira da Silva assina dois artigos, nos quais discute a utilidade da filosofia diante dos objetivos da educação e a constituição do saber nas sociedades informatizadas tendo como ponto de partida o conceito de pós-moderno formulado por Jean-François Lyotard.

 

Os artigos que compõem o livro objetivam ser lidos por alunos do ensino médio. Por isso, um material que possa ser utilizado como paradidático. Objetivam também servir de suporte para alunos de humanidades nos anos iniciais do ensino superior. Tendo em vista esse direcionamento, o recorte dos temas tratados está voltado para a sensibilização de alunos que sejam tomados pela curiosidade filosófica, assim como pelo sentido da reflexão sobre a realidade vivida por eles. Por que objetiva estimular a reflexão, não se trata de um manual com regras para se ensinar e aprender filosofia, mas um convite para aqueles que não se contentam com respostas prontas e definitivas.

 

Serviço:

 

Editora: Paco Editorial

 

Número de páginas: 108

 

ISBN: 978-65-584-474-3

 

Fonte: Paco Editorial