Coletivo RS Música lança seu projeto dentro do Festival de Música Colaborativa no dia 21 de junho no Teatro São Pedro.

Evento é promovido pela Assembleia Legislativa e pela Secretaria de Estado da Cultura e busca mitigar os efeitos da crise climática do RS na cadeia produtiva da Música.

No dia 21 de junho o Coletivo RS Música Urgente fará um encontro presencial, em vários espaços do Theatro São Pedro (Praça Mal. Deodoro, s/n, Centro Histórico, Porto Alegre–RS) com mais de 100 profissionais da Cadeia Produtiva da Música, reunindo técnicos, compositores, músicos, cantores e produtores. Todas as atividades no dia serão gratuitas e o público poderá fazer contribuições para o coletivo através do PIX: emergenciamusicars@gmail.com em nome de Caminha Produções Ltda.

Na programação está previsto:

DIÁLOGO DE TAMBORES – Em frente ao Theatro São Pedro, às 17h, acontecerá a apresentação com 20 percussionistas gaúchos, entre eles: Gulherme Ceron, Giovani Berti, Renato Popó, Bruno Coelho, Kako Xavier, Guilherme Feijão e Edu Pacheco.

ORQUESTRA VILLA-LOBOS – no Foyer do Theatro São Pedro, às 18h. O concerto da Orquestra Villa-Lobos será dedicado a compositores gaúchos, incluindo sucessos de Kleiton e Kledir, Mário Barbará e seus contemporâneos da música popular gaúcha até a nova geração. O repertório passeia por variados gêneros: mpg, reggae, samba-rock, marcha rancho e rap. A apresentação contará com 30 músicos da orquestra em naipes de flautas doces, cordas, harmonia e percussão e a participação especial de Beto Chedid, Marcelo Delacroix, Nelson Coelho de Castro, Preto X, Stephanie Soeiro e Zé Caradípia. A regência é de Cecília Silveira.

OFICINA DE CHORO – Foyer do Theatro São Pedro, às 19h, com o grupo de choro coordenado por Mahtias 7 Cordas. A iniciativa que tem como objetivo ampliar o espaço da música instrumental no país através da formação de grupos, do ensino da música de choro e do incentivo a novos compositores. A Oficina de Choro vem exercendo um papel decisivo para o crescimento da cultura do choro e da música popular brasileira no Estado, além de se destacar como um dos três maiores projetos voltados ao ensino de choro no País.

SHOW RS MUSICA URGENTE, no palco principal do Theatro São Pedro, a partir das 20h, acontecem apresentações com formações diversas e muitas inéditas com os músicos: Alejandro Brittes (bandoneon), Andrea Perrone (violão), Arthur de Faria (piano), Daniel Sá (violão), Beto Chedid (violão), Alexandre Frizten, Matheus Kleber (acordeon), Bibiana Petek (voz e baixo), Cau Karam (violão), Chico Pereira, Chris Amoretti (violão), Clarissa Ferreira (violino), Daniel Sá, Daniel Wolff (viloão e voz), Dudu Sperb (voz), Fernanda Krueger (violão e voz), Fernando Graciola, Franco Salvadoretti (transversa), Gambona, Giovani Berti (percussão), Glau Barros (voz), Isaias Luz, Jottaga (voz e violão), Kako Xavier (voz, violão, tambor praieiro), Marcello Caminha, Marcio Bandeira, Shana Muller, Mariana Brandao (violão), Marietti Fialho, Mário Tressoldi (violão e voz), Maicon Paquetá (percussão), Nelson Coelho de Castro (voz e violão), Paulinho Barcellos, Paulinho Cardoso (gaita), Zé Ramos (guitarra), Miguel Tejera (baixo), Dani Vargas (bateria), Renato Borba (piano), Renato Popó (percussão e voz), Rita Mauch (voz), Tatiéle Bueno, Zé Caradipia (voz e violão), M.I.R (voz e baixo).

Na direção geral: Pedrinho Figueiredo; Direção artística: Álvaro Rosa Costa; Direção de Produção: Luci Caminha e Rosane Furtado, Produção de palco: Mari Neuwald, coordenação de divulgação: Shanna Muller, Marta Schimitt e Clarissa Ferreira.

Promoção: Assembleia Legislativa e da Secretaria de Estado da Cultura

Apoio: ONG Moradia e Cidadania

Acompanhe as redes sociais:

Instagram: @rsmusica

Youtube: https://www.youtube.com/@RSMusicaUrgente

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=61560239011988

ONDE ASSISTIR A PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL DE MÚSICA COLABORATIVO

Pela TV Assembleia canal aberto 11.2

Portal da TV AL: https://ww4.al.rs.gov.br/tval

YouTube: https://ww4.al.rs.gov.br/tval/transmissoes

Facebook: Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul

 

FONTE: Assessoria de Imprensa – Silvia Abreu | Texto: Rosane Furtado