Hoje, 19 de junho, é o aniversário de 80 anos de Chico Buarque. O site Onda Latina parabeniza e deseja vida longa a esse artista que está no seleto grupo dos mais importantes cantores, compositores e escritores brasileiros.
Fazemos aqui uma pequena homenagem, mostrando alguns momentos do lado latino da obra do Chico.
Chico Buarque e Pablo Milanés
Uma parceira marcante na carreira de Chico Buarque foi com o cantor e compositor cubano Pablo Milanés, de quem era grande amigo. O melhor exemplo dessa amizade musical responde pelo nome de “Iolanda” (Yolanda), composta por Pablo Milanés e com a letra em português feita pelo Chico Buarque. Essa música, segundo o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), foi a música do Chico mais tocada nos últimos cinco anos no Brasil. Inúmeros artistas brasileiros já gravaram “Iolanda”, entre eles Ney Matogrosso, Chrystian & Ralf e Simone, uma das versões mais conhecidas.
Mercedes Sosa no Chico & Caetano
A cantora argentina Mercedes Sosa, a grande voz da América Latina, participou em meados dos anos 80 do “Chico & Caetano”, da Rede Globo, um dos mais importantes programas musicais na época. A participação de Mercedes Sosa foi antológica, reunido além dela e da dupla que comandava o programa, Milton Nascimento e Gal Costa, em uma linda e emocionante interpretação de “Volver a los 17”, composição da chilena Violeta Parra. Confira aqui no site Onda Latina, assistindo no VÍDEO EM DESTAQUE.
Chico Buarque En Español
O disco “Chico Buarque En Español” foi lançado em 1982, momento em que o artista aproveitou para aprofundar sua relação com o público da América Latina. Nesse álbum encontramos dez versões, em espanhol, de seus maiores sucessos como, por exemplo, “Qué Será”, com a participação especial de Milton Nascimento; “Te Amo”, “Geni y el Zepelín”, “Construcción” e “A pesar de usted”. A capa foi ilustrada pelo artista gráfico Elifas Andreato e as versões das canções foram feitas pelo cantor e compositor uruguaio Daniel Viglietti. O disco serviu para consolidar o nome de Chico Buarque no exterior.