O livro relata histórias de cidadãos que fizeram da educação e do conhecimento as chaves que lhes abriram portas
No próximo dia 11 de dezembro, acontecerá no Espaço Scortecci o coquetel de lançamento do livro-reportagem O Saber que Transforma, dos jornalistas Jamil Alves e Regina Rocha.
O evento terá início às 18h, no espaço de lançamentos da Editora Scortecci, na Rua Deputado Lacerda Franco, 96, no bairro de Pinheiros (próximo à estação Faria Lima do metrô).
Jornalismo e educação
Nivaldo, Tainá, William, Cleusa, Alípio e Sônia são seis brasileiros que, apesar de suas histórias de vida tão diferentes, apresentam um ponto em comum: a paixão pelo saber. Todos eles encontraram na escola e na busca pelo conhecimento o caminho que os levou à satisfação profissional e pessoal. Até chegar a São Paulo para fazer faculdade e organizar seus saraus, Nivaldo venceu grandes distâncias no interior da Bahia. Tainá, apesar da pouca idade, já participou de projetos sociais importantes e tem uma visão bastante contundente sobre as dores da vida.
O professor William Sanches começou sua vida numa barraca na feira e de lá ganhou o mundo com seus livros, suas aulas e suas palestras. Cleusa foi à Índia e à França em busca de respostas. Encontrou muitas, mas as mais importantes estavam dentro de si mesma. O professor Alípio encontrou muitas pedras, mas superou todos os obstáculos que a vida colocou em seu caminho. E finalmente Sônia, com um sorriso nos lábios, venceu todas as suas dores físicas e psíquicas para seguir sua vocação.
E, conforme as verdades de cada um vão sendo desveladas pela narrativa jornalística de suas biografias, todos enfrentam brigas, disputas e desilusões, mas vencem tudo com esperança, força e êxito. É através do conhecimento e da paixão pelo saber que eles se reencontram com a verdadeira essência de suas próprias vidas.
Portanto, sob um novo prisma, o objetivo desta obra jornalística é lançar luz à questão da educação por um viés social.A sociedade valoriza realmente o conhecimento e o saber? Todos os problemas da escola advêm de “instâncias superiores”? Talvez o problema da escola comece dentro de cada um de nós e na relação que estabelecemos (ou deixamos de estabelecer) com o saber e o conhecimento.
Sobre os autores
Jamil Alves é jornalista e linguista. Nascido na capital paulista, seu interesse por Jornalismo iniciou-se ainda jovem, quando começou a lecionar Relações Internacionais na extinta Unimarco. Depois de atuar em várias instituições, dentre elas a PUC de São Paulo, atualmente é professor universitário na Universidade São Judas Tadeu e colaborador da revista virtual Onda Latina. Mestre em Linguística Aplicada pela PUC/SP, é também especialista nas línguas espanhola e inglesa, tendo participado de importantes congressos e cursos, no Brasil e no exterior, com trabalhos acadêmicos publicados sobre os meios de comunicação, especialmente jornais e televisão.
Nascida em São Paulo, Regina Rocha é jornalista e psicoterapeuta. Sua trajetória de mais de quinze anos de experiência com o comportamento humano a fez escolher o jornalismo como veículo para prática da busca do crescimento humano. Habilitada na área transpessoal, iniciou há mais de dez anos seus estudos e aprofundamentos direcionados ao público feminino com a psicóloga Monika Von Koss. Sua busca a fez participar de cursos e congressos na América Latina e na Europa. Atualmente, segue o método terapêutico denominado Fractologia, desenvolvido pela Dra. Catherine Wilkins (Austrália). Pós-graduada em gestão de pessoas e símbolos da comunicação pela FMU/SP, dedica-se a grupos, palestras e workshops voltados ao empreendorismo feminino.