figura_imaginria_v_-_o_homem_censurado002.jpgHá 50 anos teve início no Brasil um dos períodos mais tenebrosos de nossa História. O País sofreu um golpe militar que nos impingiu 21 anos de ditadura, época repleta de torturas, perseguições, assassinatos em dependências públicas, censura, falta de liberdade e inúmeros atos de desrespeito aos princípios básicos de cidadania. Neste atual momento que estamos vivendo, em que vemos a volta de muitos dos que já foram chamados de “pescadores de águas turvas”, temos a responsabilidade de lembrar o que ocorreu para que jamais soframos algo igual.

 

Confesso que estou cansado de ouvir pedirem a volta dos militares ao poder, como se isso fosse a solução para os problemas que estamos vivendo hoje. Os militares no poder, aliados a um grupo de civis oportunistas, foram os responsáveis por muitos dos problemas que temos atualmente. Falar que a corrupção dos nossos dias foi a maior que já existiu é desconhecer totalmente a nossa História. Na época em que esses senhores estiveram no poder havia censura e muito do que foi feito de errado não vinha à tona porque eles controlavam os meios de comunicação e toda a estrutura do Estado.  Para comprovarmos isso, bastam três exemplos da megalomania administrativa, que até hoje não foram inteiramente esclarecidos e que podem ser bastante reveladores: Transamazônica, Perimetral Norte e Ponte Rio-Niterói. Diante deles, é possível que o chamado mensalão seja troco de pinga. Além disso, também não podemos esquecer que eles mudaram a data do golpe, pois efetivamente ele foi dado em 1º de abril e não 31 de março.

Para o Brasil atual só há uma única saída: continuar vivendo na democracia. É através dela que podemos discutir nossos problemas, propor novas soluções e avançar na construção de uma nova sociedade brasileira, mais justa e igualitária. Não podemos aceitar que sigam pedindo a volta de um tempo que nada trouxe ou deixou de positivo para o povo brasileiro.

Hoje, 50 anos depois do golpe, precisamos lembrar o que foram aquelas duas tenebrosas décadas e dizer bem alto: DITADURA NUNCA MAIS.

Ilustração: O Homem Censurado de Fernando Valverde.